CDS RECOMENDADOS

Aqui é possível verificar as recomendações de CDs tanto de música vocal como instrumental. Não são reviews e sim pequenas recomendações de artístas nacionais e internacionais que produzem música original e de grande qualidade.


Total de CDs: 116.

Decrescente

Crescente

Alemão & Zezo Ribeiro

Alemão & Zezo Ribeiro

Título: De A a Z
Faixas: 9
Ano: 1995
Comentário: A guitarra de Alemão e o violão de Zezo Ribeiro conversam em arranjos muito finos que privilegiam a execução das melodias na guitarra. Merece destaque para a gravação de "Wave" ao vivo no Teatro Nacional de Perpignan na França. O CD possui três composições de Alemão e o restante são interpretações de Tom Jobim, F. Chopin e outros mais. As conduções harmônicas e as melodias improvisadas formam uma teia de A a Z como o título do álbum sugere. Harmonias fantásticas são executadas na introdução de "Abismo de rosas", obra de Américo Jacomino.

Alex Buck e Michel Leme

Alex Buck e Michel Leme

Título: Trocando idéias
Faixas: 9
Ano: 2015
Comentário: Trabalho de música instrumental brasileira e liderado por Alex Buck e Michel Leme que foram responsáveis pelas composições gravadas. O time é completado por Raphael ferreira e Thiago Alves. Neste CD é interessante a forma como os músicos acompanham quem improvisa, pois todos tocam juntos contribuindo com interações que criam momentos bastante peculiares na performance. Segue um quarteto com sonoridade orgânica, nada monótona e com um repertório de obras abordando gêneros como frevo, samba e muito mais com bastante improvisação e musicalidade.

Alexandre Silvério

Alexandre Silvério

Título: Entre mundos
Faixas: 10
Ano: 2015
Comentário: Este CD mostra algo muito raro: um fagote como principal instrumento solista em momentos de improvisação e interação musical na chamada "música popular". Neste trabalho, Alexandre Silvério demonstra o seu lado compositor, arranjador e improvisador. É acompanhado pelos músicos Vinícius Gomes, Igor Pimenta, Sérgio Reze e Fábio Leandro. As composições de "Entre mundos" atuam no jazz, samba, balada e outros gêneros mais. O quinteto nesta gravação intercala belos detalhes que surpreendem o ouvinte e mostram extremo cuidado na execução das músicas.

Alfredo Dias Gomes

Alfredo Dias Gomes

Título: Tribute to Don Alias
Faixas: 8
Ano: 2017
Comentário: Eis mais um interessante CD no gênero fusion onde Alfredo Dias Gomes mostra o seu entendimento no assunto. Desta vez segue um tributo ao percussionista Don Alias. Vale destacar a faixa "Solo" onde somente a bateria atua com bastante musicalidade. A maioria das composições são de Alias, mas também se ouvem músicas de Marcio Montarroyos e Steve Wonder. Os belos solos ficam preferencialmente focados no saxofone e guitarra que atuam com muita técnica e fazem a construção dos improvisos de maneira fantástica. A percussão juntamente com a bateria, baixo e teclado completam o time com acompanhamentos.

Alfredo Dias Gomes

Alfredo Dias Gomes

Título: Pulse
Faixas: 10
Ano: 2016
Comentário: Segue um álbum instrumental onde o baterista Alfredo Dias Gomes mostra sua técnica e musicalidade. Das composições, apenas duas: "Seven" e "Pulse" com seu interessante solo de bateria, são do próprio Afredo e o restante são releituras do repertário fusion. Estas gravações são uma homenagem ao grupo "The Eleventh House", grande influência de Alfredo. Ele gravou juntamente com Widor Santiago no saxofone e flauta, Yuval Ben Lior na guitarra, Lulu Martin nos teclados e Marco Bombom no contrabaixo, produzindo tudo em seu próprio estúdio, o ADG.

Alfredo Dias Gomes

Alfredo Dias Gomes

Título: Looking Back
Faixas: 10
Ano: 2015
Comentário: Alfredo Dias Gomes volta ao passado ao gravar obras de artistas que o influenciaram em sua formação musical. Músicas de Miles Davis, Chick Corea, Stanley Clark e muitos outros compreendem o repertório do CD que tem uma cara bastante fusion. Looking Back mostra a reunião de muitos músicos que sabem o que fazem. Os arranjos gerais ficaram por conta de Lulu Martin e os de sopro por Widor Santiago. Gomes ao produzir este trabalho mostra uma bateria com muito swing, técnica e grande conhecimento das linguagens abordadas nas composições gravadas.

Alfredo Dias Gomes

Alfredo Dias Gomes

Título: Corona Borealis
Faixas: 11
Ano: 2010
Comentário: Neste álbum o baterista Afredo Dias Gomes mostra composições no gênero fusion com detalhes interessantes tanto nas conduções como nos improvisos. Tudo soa bastante técnico, conciso e ao mesmo tempo com uma simplicidade que paira sobre a sonoridade deste CD onde cada músico participante contribuiu muito bem com as interpretações das obras gravadas. Uma curiosidade é que as músicas possuem títulos relacionados com as constelações. Merece destaque a faixa bônus, uma gravação solo com a bateria onde Alfredo mostra o domínio do instrumento.

Amanajé

Amanajé

Título: Puerto quijarro
Faixas: 8
Ano: 2012
Comentário: Eis um CD em que a maturidade musical é percebida tanto nas composições, arranjos e solos improvisados. Neste que é o terceiro álbum é difícil não se impressionar com a musicalidade do quarteto. As músicas ficam por conta de Hércules Gomes, Rodrigo Pinheiro e Raphael Ferreira como autores individuais. Arismar do Espírito Santo gravou duas delas. Vale destacar as conduções dos músicos que de fato, interagem com o solista, criando assim, uma teia interessante. "Valeriana" com toda a sua elegância e "Partir do Alto" com sua rítmica peculiar são bons exemplos.

Amanajé

Amanajé

Título: Suíte urbana
Faixas: 10
Ano: 2010
Comentário: "Suite urbana" é o segundo CD do Amanajé, grupo de música instrumental, autoral, com quatro integrantes e que produz música brasileira de qualidade espetacular. Este trabalho conta com a direção artística de Arismar do Espírito Santo. É uma mistura de vários estilos e gêneros musicais brasileiros. Vale destacar a composição "família dell rey" dividida em três partes bem distintas. A gravação de todo o projeto é de alta qualidade e o álbum é repleto de arranjos e improvisos interessantes que proporcionam climas diversos, peculiares e bastante originais.

Amanajé

Amanajé

Título: Amanajé
Faixas: 10
Ano: 2004
Comentário: Neste grupo formado por cinco integrantes a música brasileira impera com grande maestria em seu primeiro álbum. Ouve-se composições instrumentais interessantes e que tiveram participações de Michel Leme, Arismar do Espirito Santo e Sandro Haick. As obras foram compostas por Raphael Ferreira e Rodrigo Pinheiro principalmente e mais uma de Thiago Righi e outra de Hércules Gomes. Merecem destaques as texturas e as nuances nos arranjos. Este trabalho mostra maturidade e conhecimento por parte dos músicos que gravaram vários gêneros musicais.

Total de CDs: 116.

Decrescente

Crescente

Página 1 de 12