CDS RECOMENDADOS

Aqui é possível verificar as recomendações de CDs tanto de música vocal como instrumental. Não são reviews e sim pequenas recomendações de artístas nacionais e internacionais que produzem música original e de grande qualidade.


Total de CDs: 118.

Decrescente

Crescente

Alemão & Zezo Ribeiro

Alemão & Zezo Ribeiro

Título: De A a Z
Faixas: 9
Ano: 1995
Comentário: A guitarra de Alemão e o violão de Zezo Ribeiro conversam em arranjos muito finos que privilegiam a execução das melodias na guitarra. Merece destaque para a gravação de "Wave" ao vivo no Teatro Nacional de Perpignan na França. O CD possui três composições de Alemão e o restante são interpretações de Tom Jobim, F. Chopin e outros mais. As conduções harmônicas e as melodias improvisadas formam uma teia de A a Z como o título do álbum sugere. Harmonias fantásticas são executadas na introdução de "Abismo de rosas", obra de Américo Jacomino.

Alex Buck e Michel Leme

Alex Buck e Michel Leme

Título: Trocando idéias
Faixas: 9
Ano: 2015
Comentário: Trabalho de música instrumental brasileira e liderado por Alex Buck e Michel Leme que foram responsáveis pelas composições gravadas. O time é completado por Raphael ferreira e Thiago Alves. Neste CD é interessante a forma como os músicos acompanham quem improvisa, pois todos tocam juntos contribuindo com interações que criam momentos bastante peculiares na performance. Segue um quarteto com sonoridade orgânica, nada monótona e com um repertório de obras abordando gêneros como frevo, samba e muito mais com bastante improvisação e musicalidade.

Alexandre Silvério

Alexandre Silvério

Título: Entre mundos
Faixas: 10
Ano: 2015
Comentário: Este CD mostra algo muito raro: um fagote como principal instrumento solista em momentos de improvisação e interação musical na chamada "música popular". Neste trabalho, Alexandre Silvério demonstra o seu lado compositor, arranjador e improvisador. É acompanhado pelos músicos Vinícius Gomes, Igor Pimenta, Sérgio Reze e Fábio Leandro. As composições de "Entre mundos" atuam no jazz, samba, balada e outros gêneros mais. O quinteto nesta gravação intercala belos detalhes que surpreendem o ouvinte e mostram extremo cuidado na execução das músicas.

Alfredo Dias Gomes

Alfredo Dias Gomes

Título: Tribute to Don Alias
Faixas: 8
Ano: 2017
Comentário: Eis mais um interessante CD no gênero fusion onde Alfredo Dias Gomes mostra o seu entendimento no assunto. Desta vez segue um tributo ao percussionista Don Alias. Vale destacar a faixa "Solo" onde somente a bateria atua com bastante musicalidade. A maioria das composições são de Alias, mas também se ouvem músicas de Marcio Montarroyos e Steve Wonder. Os belos solos ficam preferencialmente focados no saxofone e guitarra que atuam com muita técnica na construção dos improvisos. A percussão juntamente com a bateria, baixo e teclado completam o time.

Alfredo Dias Gomes

Alfredo Dias Gomes

Título: Pulse
Faixas: 10
Ano: 2016
Comentário: Segue um álbum instrumental onde o baterista Alfredo Dias Gomes mostra sua técnica e musicalidade. Das composições, apenas duas: "Seven" e "Pulse" com seu interessante solo de bateria, são do próprio Afredo e o restante são releituras do repertário fusion. Estas gravações são uma homenagem ao grupo "The Eleventh House", grande influência de Alfredo. Ele gravou juntamente com Widor Santiago no saxofone e flauta, Yuval Ben Lior na guitarra, Lulu Martin nos teclados e Marco Bombom no contrabaixo, produzindo tudo em seu próprio estúdio, o ADG.

Alfredo Dias Gomes

Alfredo Dias Gomes

Título: Looking Back
Faixas: 10
Ano: 2015
Comentário: Alfredo Dias Gomes volta ao passado ao gravar obras de artistas que o influenciaram em sua formação musical. Músicas de Miles Davis, Chick Corea, Stanley Clark e muitos outros compreendem o repertório do CD que tem uma cara bastante fusion. Looking Back mostra a reunião de muitos músicos que sabem o que fazem. Os arranjos gerais ficaram por conta de Lulu Martin e os de sopro por Widor Santiago. Gomes ao produzir este trabalho mostra uma bateria com muito swing, técnica e grande conhecimento das linguagens abordadas nas composições gravadas.

Alfredo Dias Gomes

Alfredo Dias Gomes

Título: Corona Borealis
Faixas: 11
Ano: 2010
Comentário: Neste álbum o baterista Afredo Dias Gomes mostra composições no gênero fusion com detalhes interessantes tanto nas conduções como nos improvisos. Tudo soa bastante técnico, conciso e ao mesmo tempo com uma simplicidade que paira sobre a sonoridade deste CD onde cada músico participante contribuiu muito bem com as interpretações das obras gravadas. Uma curiosidade é que as músicas possuem títulos relacionados com as constelações. Merece destaque a faixa bônus, uma gravação solo com a bateria onde Alfredo mostra o domínio do instrumento.

Amanajé

Amanajé

Título: Puerto quijarro
Faixas: 8
Ano: 2012
Comentário: Eis um CD em que a maturidade musical é percebida tanto nas composições, arranjos e solos improvisados. Neste que é o terceiro álbum é difícil não se impressionar com a musicalidade do quarteto. As músicas ficam por conta de Hércules Gomes, Rodrigo Pinheiro e Raphael Ferreira como autores individuais. Arismar do Espírito Santo gravou duas delas. Vale destacar as conduções dos músicos que de fato, interagem com o solista, criando assim, uma teia interessante. "Valeriana" com toda a sua elegância e "Partir do Alto" com sua rítmica peculiar são bons exemplos.

Amanajé

Amanajé

Título: Suíte urbana
Faixas: 10
Ano: 2010
Comentário: "Suite urbana" é o segundo CD do Amanajé, grupo de música instrumental, autoral, com quatro integrantes e que produz música brasileira de qualidade espetacular. Este trabalho conta com a direção artística de Arismar do Espírito Santo. É uma mistura de vários estilos e gêneros musicais brasileiros. Vale destacar a composição "família dell rey" dividida em três partes bem distintas. A gravação de todo o projeto é de alta qualidade e o álbum é repleto de arranjos e improvisos interessantes que proporcionam climas diversos, peculiares e bastante originais.

Amanajé

Amanajé

Título: Amanajé
Faixas: 10
Ano: 2004
Comentário: Neste grupo formado por cinco integrantes a música brasileira impera com grande maestria em seu primeiro álbum. Ouve-se composições instrumentais interessantes e que tiveram participações de Michel Leme, Arismar do Espirito Santo e Sandro Haick. As obras foram compostas por Raphael Ferreira e Rodrigo Pinheiro principalmente e mais uma de Thiago Righi e outra de Hércules Gomes. Merecem destaques as texturas e as nuances nos arranjos. Este trabalho mostra maturidade e conhecimento por parte dos músicos que gravaram vários gêneros musicais.

Andrea dos Guimarães

Andrea dos Guimarães

Título: Desvelo
Faixas: 12
Ano: 2015
Comentário: Neste que é o primeiro CD solo de Andrea dos Guimarães é possível ouvir o belo timbre de voz desta cantora e os espetaculares acompanhamentos ao piano, todos arranjados e executados pela pópria Guimarães. "Desvelo" é um trabalho bastante original ao propor uma voz entrelaçada com os contrapontos realizados na condução do piano. As músicas possuem um caráter melancólico e com exceção das autorais "Ciranda dos meninos" e "Estrada do contorno" as demais obras são releituras principalmente de autores consagrados nas canções da música brasileira.

B3 Organ Trio

B3 Organ Trio

Título: Salvem o planeta
Faixas: 7
Ano: 2012
Comentário: Neste que é o segundo CD deste trio a concepção segue com timbres variados na guitarra principalmente e com músicas influenciadas por outros estilos além do jazz. Tem participações de Patricia Marx na voz, Da Do no sax soprano e João Parahyba na percussão. Vale destacar a faixa título "Salvem o planeta" que possui a inserção de textos condizentes com a arte da capa. Este álbum é mais longo que o anterior e possui uma balada muito interessante, "Maninha". Aqui o trio explorou propostas musicais com influências do fusion e possui uma gravação de grande qualidade.

B3 Organ Trio

B3 Organ Trio

Título: B3 Organ Trio
Faixas: 8
Ano: 2009
Comentário: Segue um trio com a inusitada formação instrumental de bateria, guitarra e órgão onde a música brasileira interage com o jazz mais tradicional. As composições são divididas entre Willie Daniel que atua na guitarra e Giba Estebez no órgão. O time é completo por Humberto Zigle na bateria. O CD é curto em relação à duração e tem um caráter tradicional com temas objetivos. Os solos improvisados deste álbum são bastante diretos. As músicas são diversas e soam nada monótonas já que abordam propostas diferentes quanto a gêneros e estilos musicais.

Banda Mantiqueira

Banda Mantiqueira

Título: Com alma
Faixas: 7
Ano: 2017
Comentário: Segue um CD com arranjos divididos por Nailor "Proveta" e Edson Alves. Aqui a big band contou com a participação especial de nomes como Winton Marsalis, Romero Lubambo e outros. Vale destacar as interessantes texturas nos arranjos como o solo de clarinete e pandeiro nas composições "Segura ele" e os climas de "Stanats". Muitos momentos são destinados a solos improvisados que quase configuram em novos temas devido ao grande nível dos músicos. "Com Alma" apresenta um repertório de música brasileira com partes claramente jazzísticas e com muito refinamento.

Brasilian Octopus

Brasilian Octopus

Título: Brasilian Octopus
Faixas: 12
Ano: 1969
Comentário: Grupo formado para tocar nos desfiles da empresa Rhodia e composto por grandes músicos como Olmir Stocker (Alemão), Lany Gordin, Hermeto Pascoal e outros. Gravou apenas este álbum que possui um caráter experimental nos arranjos, formação instrumental, na própria capa do disco e composições que variam entre gêneros como samba, música latina, blues, etc. A maioria das músicas foram criadas pelos integrantes do octeto e as mesmas raramente possuem algum trecho com seções de solos improvisados, previlegiando assim, a execução dos belos temas.

Breno Ruiz

Breno Ruiz

Título: Cantilenas brasileiras
Faixas: 12
Ano: 2016
Comentário: Segue um trabalho intimista onde Breno Ruiz, logo neste que é seu primerio CD solo, mostra suas belas composições. As letras ficam por conta do poeta Paulo César Pinheiro. Ruiz com um timbre de voz peculiar também toca piano de maneira brilhante. Tem a participação especial de Mônica Salmaso e Renato Braz. "Cantilenas brasileiras" mostra a união de interessantes letras com músicas fantásticas onde a diversidade de gêneros está presente em momentos como os do lundu, maxixe, choro, modinha, etc. É notório o encontro do tradicional com o contemporâneo.

Bruno Buzzo e Janice Pezoa

Bruno Buzzo e Janice Pezoa

Título: Simbiose
Faixas: 8
Ano: 2014
Comentário: Eis um duo com uma sonoridade interessante ao juntar o piano de Janice Pezoa com o contrabaixo de Bruno Buzzo. Além dos dois as vozes de ambos atuam nas texturas abordadas nos arranjos deste trabalho. Duas músicas possuem letras e as demais são instrumentais caminhando pelo jazz, blues, balada, etc. A interação do duo é uma característica marcante neste CD e vale destacar os momentos em que os instrumentos atuam sozinhos provocando contrastes. Elegância, objetividade e musicalidade de sobra resumem claramente o que acontece neste álbum.

Bruno Migotto

Bruno Migotto

Título: In Set
Faixas: 7
Ano: 2009
Comentário: Neste CD intitulado de "In Set", com sete músicas instrumentais e sete músicos, ouvem-se belos solos nas composições que foram escritas e arranjadas por Bruno Migotto. É fácil perceber o grande conhecimento musical somente ao escutar os formatos das interessantes composições deste contrabaixista. Este álbum é repleto de qualidade na execução das músicas e vale destacar como os instrumentos de sopro dialogam entre si. Migotto mostra elegância ao executar o seu contrabaixo acústico e elétrico juntamente com um time de músicos de grande nível.

Cássio Ferreira e Rodrigo Chenta

Cássio Ferreira e Rodrigo Chenta

Título: 3136
Faixas: 3
Ano: 2017
Comentário: Primeiro CD deste duo que promove interessantes diálogos entre as guitarras tanto acústica como sólida por Rodrigo Chenta e nos saxofones soprano e alto por Cássio Ferreira. Com apenas três mas longas composições espontâneas os músicos promovem climas bastante contrastantes e tudo através de improvisações que atuam na esfera de idiomas já formatados e também com trechos ditos não idiomáticos. Tudo é executado em tempo real e neste trabalho é notória a interação e a criatividade destes improvisadores que usam sua liberdade para criar música.

César Roversi

César Roversi

Título: Entrelinhas
Faixas: 10
Ano: 2014
Comentário: Simplesmente choro de altíssima qualidade e com um belo time que acompanha César Roversi. Uma característica marcante dos arranjos é a presença do sábio uso da dinâmica e o espaço para solos improvisados, concisos e objetivos onde claramente se ouve tudo com uma excelente gravação. Com a direção musical de Zé Barbeiro, Roversi com seus saxofones soprano, alto e tenor, mostra grande conhecimento dos gêneros abordados neste CD que das dez composições, sete são próprias. Entrelinhas demonstra a boa união do tradicional com o contemporâneo.

Christiano Rocha

Christiano Rocha

Título: Ritmismo
Faixas: 14
Ano: 2007
Comentário: Neste CD o baterista Christiano Rocha é acompanhado por um grande time de bons músicos que contribuíram para o resultado final deste trabalho. "Ritmismo" é um disco com obras de vários autores incluindo o próprio Christiano e que aborda gêneros variados em seu repertório como jazz, samba, rock, fusion, balada, etc. A gravação é bastante limpa e com ótima qualidade. As músicas são muito diferentes uma da outra, proporcionando assim, uma não monotonia. Vale destacar "Baião de três", uma faixa solo onde a bateria reina e agracia quem a escuta.

Consertão

Consertão

Título: Consertão
Faixas: 13
Ano: 1982
Comentário: Este álbum é bastante peculiar em sua instrumentação, pois reúne de maneira interessante o encontro do cravo com a viola caipira, a sonoridade nordestina com a jazzística, o caráter regional com o erudito, etc. O quarteto é formado pelos músicos Elomar, Paulo Moura, Artur Moreira Lima e Heraldo do Monte. A maioria das composições são de Elomar e as demais de outros como Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Waldir Azevedo, etc. Neste trabalho é possível escutar o encontro do tradicional com o contemporâneo além dos acompanhamentos únicos que entrelaçam os versos cantados.

Conversa Ribeira

Conversa Ribeira

Título: Águas memórias
Faixas: 14
Ano: 2012
Comentário: Segundo CD do trio e com uma grande variedade de releituras do repertório brasileiro regional. É fácil perceber a elgância na execução das músicas com excelente qualidade de gravação. Aqui se ouve uma abordagem que enriquece, de fato, as obras com arranjos peculiares dos três envolvidos. Conversa Ribeira mostra neste álbum um estilo muito próprio de tocar. "Águas memórias" possui diversos momentos que constrastam entre si onde situações mais reflexivas e tristes dialogam com outras mais alegres neste interessante álbum.

Conversa Ribeira

Conversa Ribeira

Título: Conversa Ribeira
Faixas: 13
Ano: 2007
Comentário: Grupo formado por Andrea dos Guimarães na voz, João Paulo Amaral na voz e viola caipira e Daniel Muller no piano e acordeom. Neste que é o primeiro CD do trio é possível ver o alto nível de execução das músicas que são arranjadas pelos próprios integrantes. A maioria das composições são releituras de clássicos da música caipira brasileira e que promovem o encontro do tradicional com abordagens contemporâneas em relação à harmonia, improvisações e interpretações. Eis um trio com personalidade de sobra e conhecimento musical bastante solido do que faz.

Daniel de Paula

Daniel de Paula

Título: Daniel de Paula e a Irmandade
Faixas: 8
Ano: 2015
Comentário: Eis um fascinante disco de modern jazz de altíssima qualidade musical. Consta de um sexteto de peso onde Daniel de Paula atua como compositor de todas a faixas deste álbum. A irmandade, título deste trabalho e da banda, demonstra maturidade em composições com estruturas formais bastante trabalhadas e arranjos que produzem interesse ao proporcionarem muitas mudanças de climas e texturas nas composições. Com exceção da última, todas as músicas são instrumentais, com belos solos improvisados e bastante diversas em suas propostas.

Daniel Guimarães

Daniel Guimarães

Título: Ensimesmado
Faixas: 10
Ano: 2014
Comentário: Eis um álbum repleto de música brasileira de qualidade com gêneros que passeiam desde a bossa nova e frevo até as canções mineiras onde o violonista Guimarães atua na composição de músicas bastante melodiosas. Todas elas são instrumentais com exceção de "Ao que virá" que possui uma letra. O repertório todo explora muitas mudanças de formação instrumental o que contribui para criar interesse no ouvinte. "Ensimesmado" é um trabalho que explora em suas músicas a ideia do sentimental, muito presente em faixas como "Revoada" e "Vida e despedida".

Duo quase acústico

Duo quase acústico

Título: Alvorada
Faixas: 9
Ano: 2000
Comentário: Este é o primeiro trabalho gravado do duo e pode-se ouvir a grande musicalidade expresa nas composições, solos e interpretações. As músicas são autorais (Renato Santoro e Eder Sandoli) com exceção do arranjo de "Lamentos" e "Vou vivendo" ambas de Pixinguinha. Como o nome já sugere, os músicos misturam timbres elétricos e acústicos nos instrumentos violão com cordas de aço e nylon, guitarra e craviola. Características como harmonias trabalhadas e melodias líricas compreendem esta gravação que aborda gêneros da música brasileira em seu repertório.

Emanuel Hilgenberg

Emanuel Hilgenberg

Título: Multiverso
Faixas: 7
Ano: 2015
Comentário: Multiverso é o CD de estreia do guitarrista Emanuel Hilgenberg que assinou os arranjos deste trabalho. Todas as belas composições são de Marcelo Hilgenberg que também tocou violão em algumas músicas. Trata-se de uma mistura de jazz com ritmos brasileiros onde se pode perceber uma fusão que foi bastante equilibrada. Basta ouvir as músicas "Multiverso" e "Aleantilado" para verificar as possibilidades exploradas. Músicas interessantes, diversificadas e interpretadas por um time de músicos que contribuíram efetivamente bem para o resultado final deste trabalho.

Ericsson Castro & Andrea Paz Duo

Ericsson Castro & Andrea Paz Duo

Título: Musica ficta
Faixas: 4
Ano: 2015
Comentário: Este é o primeiro CD deste duo. Aqui a liberdade reina através dos violões de Ericsson Casto e Andrea Paz. "Música ficta" é uma homenagem à liberdade como escrito no encarte. A improvisação aqui é bastante espontânea e os instrumentos foram utilizados tanto de maneira convencional como também com esperimentações percussivas como na música "Improviso IV (O jardim dos caminhos que se bifurcam)". Eis um trabalho bastante original e inusitado. As formas são abertas e neste ábum o difícil é não se surpreender com o inesperado nestas interessantes performances.

Fábio Leal

Fábio Leal

Título: Quarteto
Faixas: 9
Ano: 2009
Comentário: Primeiro álbum do Fábio Leal Quarteto contando com Fi Maróstica no contrabaixo, Paulo Almeida na bateria e André Grella no piano. Ouve-se música brasileira de altíssima qualidade, refinamento e que caminha pelo samba, maracatu, balada, baião e outros mais. Vale destacar o belo arranjo de "Giant Steps" de John Coltrane e "Samba Universal" de Leal que assumi a autoria da maioria das composições e demonstra grande versatilidade junto com um estilo muito original na guitarra. As músicas possuem belos solos improvisados com classe, elegância e técnica.

Total de CDs: 118.

Decrescente

Crescente

Página 1 de 4