CDS RECOMENDADOS

Aqui é possível verificar as recomendações de CDs tanto de música vocal como instrumental. Não são reviews e sim pequenas recomendações de artístas nacionais e internacionais que produzem música original e de grande qualidade.


Total de CDs: 118.

Decrescente

Crescente

Zeli

Zeli

Título: Em movimento
Faixas: 14
Ano: 2016
Comentário: Aqui o contrabaixo definitivamente se destaca como protagonista. As composições são na maioria de Zeli e outras de ilustres como Garoto, Jacob do Bandolin, Moacir Santos, etc. As músicas deste que é o segundo trabalho solo de Zeli possuem formações instrumentais distintas e muito interessantes. Todo trabalho é repleto de elegância em músicas tanto instrumentais como vocais com canções interpretadas por cantoras como Badi Assad, Tatiana Parra e Simone Guimarães. Os solos improvisados são bastante melódicos, claros e belamente construídos pelos instrumentistas.

Zeli

Zeli

Título: Voando Baixo
Faixas: 14
Ano: 2002
Comentário: Segue o primeiro CD solo do compositor e contrabaixista Zeli. Neste trabalho com exceção de "Refúgio", todas as demais músicas são instrumentais. Merecem destaque os momentos em que o contrabaixo elétrico atua sozinho como na música "Carinhoso" e no começo de "Mulher" e "Estrada Branca" onde a condução com acordes é explorada com maestria. As música brasileira e outras mais são exploradas com temas marcantes, objetivos e com muitos momentos intimistas. Este álbum mostra um trabalho de excelente qualidade com músicas tanto de Zeli como de outros.

Zéli Silva & Vitor Alcântara

Zéli Silva & Vitor Alcântara

Título: Duo
Faixas: 9
Ano: 2009
Comentário: Eis um CD com uma formação instrumental inusitada e interessante. Se ouve o encontro do saxofone tenor com o contrabaixo tanto elétrico de seis cordas como acústico. A maioria das composições são de Zéli Silva e as demais de autores como Mozar Terra, Renato Consorte e Edmundo Cassis. O Duo tem uma sonoridade intimista como em "Volta ao mundo" onde cada detalhe faz a diferença. Os temas musicais possuem momentos de improvisação individual e tratam de gêneros variados como samba, choro, ballada, etc; além de não soarem nada repetitivos.

Yuval Ben Lior

Yuval Ben Lior

Título: Natureza urbana
Faixas: 8
Ano: 2015
Comentário: Neste interessante CD temos um pouco de música cubana, flamenca, choro, valsa, tango e muito mais através de interpretações e improvisos muito interessantes. Yuval Bem Lior compôs e arranjou todas as músicas gravadas. "Natureza Urbana" mostra uma formação instrumental bastante sugestiva onde o violão dialoga juntamente com a sanfona, violino, contrabaixo, bateria e voz. A gravação é de qualidade alta e neste álbum solo de estreia o compositor e guitarrista Lior mostra grande conhecimento e musicalidade em solos marcantes.

Vitor Katyello

Vitor Katyello

Título: Foto síntese
Faixas: 6
Ano: 2016
Comentário: Eis o primeiro CD do guitarrista e compositor Vitor Karyello que foi acompanhado por Albert Batista no contrabaixo e Helbert Santos na bateria. Aqui se ouve jazz, samba, bossa nova, funk e outros gêneros mais. Todo o álbum foi gravado ao vivo e possui vários momentos com improvisos interessantes. Merece destaque a música "Laura" com seus climas contrastantes e "Ayres" com suas melodias fantásticas. Karyello demonstra grande musicalidade em suas composições e solos nesta gravação. Segue um trabalho sucinto e objetivo com uma bela sonoridade alcançada.

Vinicius Dorin

Vinicius Dorin

Título: Revoada
Faixas: 12
Ano: 2004
Comentário: Logo no primeiro álbum solo do saxofonista e pianista Vinicius Dorin, já demonstra toda a sua grandeza nas composições, arranjos e solos improvisados. O time que gravou o CD é de excelentes músicos como Arismar do Espírito Santo, Fernando Correa, Hermeto Pascoal, Nenê, e outros mais. Este trabalho é repleto de música brasileira de altíssima qualidade que fica muito evidente em composições como "Cincando", "Escadaria" e "Gota serena", por exemplo. Merecem destaque as peculiaridades dos arranjos que permeiam toda gravação.

Ventura

Ventura

Título: Ventura
Faixas: 10
Ano: 2012
Comentário: Trio de música instrumental formado por Bruno Buzzo no contrabaixo acústico, Janice Pezoa no piano e Marcos Rocha na bateria. Neste CD ouve-se uma sonoridade objetiva, sem excessos e com bastante originalidade. As composições são próprias na maioria elaboradas por Buzzo sendo uma de Pezoa e outra de Rocha. O trabalho é cheio de solos improvisados e objetivos. Os temas das músicas são facilmente memorizáveis. Destaque para "13", "Esphera" e "Suíte", sendo esta última dividida em dois movimentos. Algumas faixas tem o acréscimo de saxofones, guitarra e violão.

Vanessa Moreno & Fi Maróstica

Vanessa Moreno & Fi Maróstica

Título: Cores vivas
Faixas: 12
Ano: 2016
Comentário: Este é o segundo CD deste curioso duo de voz e contrabaixo. Foram gravadas somente composições de Gilberto Gil e tiveram como participação especial as cantoras Fabiana Cozza e Rosa Passos. Merecem destaque os belos arranjos e os sons inusitados tirados de prato de cozinha com vassourinha, saco plástico, percussões vocais e no próprio contrabaixo acústico. Tudo para acrescentar texturas e swingue tanto nas interessantes conduções e harmonias de Fi Maróstica como nas nuances e belas peculiaridades da voz de Vanessa Moreno.

Vanessa Moreno & Fi Maróstica

Vanessa Moreno & Fi Maróstica

Título: Vem ver
Faixas: 15
Ano: 2013
Comentário: "Vem ver" é o primeiro CD de Fi Maróstica que atua com o contrabaixo e Vanessa Moreno na voz. Segue uma formação instrumental inusitada, interessante e com musicalidade de sobra. As músicas soam com muito swingue através das rítmicas exploradas e texturas muito bem tecidas pelo duo. O repertório é misturado com músicas autorais, de outros compositores e tem algumas participações de outros músicos em algumas gravações. Vale destacar a diversidade de gêneros musicais brasileiros abordados nas gravações deste álbum extremamente elegante.

Thiago Righi

Thiago Righi

Título: Aprendendo a ser só
Faixas: 11
Ano: 2008
Comentário: Duas características deste CD são o fato do band lider ser um guitarrista extremamente musical e também de ser um compositor bem criativo. Destaque para as harmonias de "Jovem há mais tempo", e o clima de "Macondo". Este álbum é repleto de música brasileira como samba, baião, xote, frevo, choro, etc. Righi demonstra em seus temas muito bem elaborados, a exploração de rítmicas interessantes e texturas diversas nos arranjos. O trabalho conta com a participação especial de André Marques no solo de escaleta em "Terceira Margem do rio".

Terra Brasil

Terra Brasil

Título: Atlântico
Faixas: 10
Ano: 2003
Comentário: Bossas, valsas e baladas como descritos na arte da capa do CD são executadas neste álbum muito bem trabalhado com músicas de Marcelo Gomes, Zeli, Sérgio Gomes, e Antonio Barker. Faz parte dos climas calmos e reflexivos a elegância nas conduções rítmicas e os arranjos. Este trabalho maduro que o Terra Brasil apresenta é fruto do alto conhecimento das linguagens empregadas nos gêneros e estilos abordados na gravação. Interessante, são os temas e improvisos desenvolvidos nestas belas composições que possuem melodias e harmonias interessantes.

Terra Brasil

Terra Brasil

Título: Mestiço
Faixas: 12
Ano: 1998
Comentário: Este trabalho que foi produzido por Gil Reyes apresenta alto nível musical por parte dos integrantes do Terra Brasil. Samba, choro, bolero, baião, maracatu, e outros mais, acompanhados de arranjos belíssimos compreendem este CD. O álbum possui duas composições com letras sendo uma novidade para o grupo. As músicas gravadas estão divididas em autorais e interpretações de compositores como Caetano Veloso, Chico Buarque e outros. Merece destaque os instrumentos de sopro que desempenharam contra-cantos bastante peculiares neste contexto.

Terra Brasil

Terra Brasil

Título: Tudo bem
Faixas: 10
Ano: 1995
Comentário: Música brasileira e elegância de sobra descrevem este trabalho do Terra Brasil. O CD conta com as participações de nomes como Nailor Proveta, Carlinhos Antunes e outros. As composições são bastantes distintas uma das outras possuindo temas muito melódicos que são desenvolvidos em improvisos à altura. O quinteto demonstra uma sonoridade madura e interessante, com arranjos simples e objetivos. Vale destacar a versão de "Insensatez", de Tom Jobim, utilizando uma condução sutilmente quebrada, o que proporciona interesse no elaborado arranjo.

Terra Brasil

Terra Brasil

Título: Terra de ninguém
Faixas: 7
Ano: 1992
Comentário: Este é o primeiro trabalho gravado pelo grupo Terra Brasil e tem como formação instrumental Sergio Gomes na bateria, Marcelo Gomes na guitarra, Zeli Silva no contrabaixo e Toninho Neves Pinto no piano. Trata-se de música brasileira bem executada e com influências do jazz. Os arranjos são muito interessantes e as composições são autorais exceto "Chovendo na Roseira" de Tom Jobim. Participaram como convidados os músicos Roberto Sion e Guello. O álbum de estreia já demonstra um trabalho com bastante propriedade e muito musical.

Sergio Gomes

Sergio Gomes

Título: Cidades Imaginárias - Brasilian Jazz
Faixas: 11
Ano: 2005
Comentário: As músicas deste CD possuem temas simples e facilmente memorizáveis ao mesmo tempo em que existe elegância e arranjos bem elaborados. "Cidades Imaginárias" é um trabalho solo onde Gomes aborda a música brasileira através do maracatu, baião, frevo, samba e tudo misturado com a influência do jazz. Vale destacar a composição "Dança do Maracatu" que possui dois takes de gravação e "Chuva no Amazonas", única com texto. Os solos improvisados por todos os instrumentistas participantes são belos desenvolvimentos com melodias cantáveis.

Sandro Haick e Luciano Magno

Sandro Haick e Luciano Magno

Título: Viva Dominguinhos
Faixas: 13
Ano: 2009
Comentário: Eis o encontro de dois guitarristas que conhecem muito bem as linguagens das obras deste CD com somente músicas do compositor Dominguinhos. Haick e Magno em belos arranjos muito rítmicos e cheios de sotaque nordestino atuam com a participação de artistas como Spok, Dominguinhos, Heraldo do Monte e Guadalupe. Merece destaque o fato de cada guitarrista estar em um canal separado o que proporciona uma experiência de escuta interessante. Neste trabalho as guitarras e violões improvisam de maneira ímpar com grande musicalidade e swing.

Sandro Haick

Sandro Haick

Título: Forró do Haick vol. 1
Faixas: 13
Ano: 2016
Comentário: Este é um CD com clássicos da música nordestina e obras de autores como Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Sivuca e outros. O trabalho instrumental foi gravado e mixado por Sandro Haick que atuou na guitarra e triângulo. Baião, xote, quadrilha e muita improvisação permeiam todo álbum que mostra a união do tradicional com elementos contemporâneos. "Forró do Haick vol.1" tem um caracter direto e vale destacar as faixas no estilo pot-pourri com duas ou três músicas tocadas na sequência e os interessantes textos inseridos após a música "Respeita Januário".

Sandro Haick

Sandro Haick

Título: Caminhando
Faixas: 12
Ano: 2006
Comentário: Logo no primeiro CD solo de Sandro Haick se verifica o grande nível das composições e arranjos. A música de abertura, "Sonhando", já diz os caminhos percorridos em todo álbum. Muitos músicos excelentes gravaram e seria difícil destacar algum. Haick é multiinstrumentista e atua na execução de vários instrumentos como bandolim, contrabaixo acústico e elétrico, percussão, guitarra, violão, voz e piano. Esta interessante produção aborda gêneros como frevo, samba, baião, choro e tudo repleto de solos improvisados que desenvolvem as composições brilhantemente.

Rubem Farias

Rubem Farias

Título: Resposta
Faixas: 11
Ano: 2009
Comentário: Com a direção de Filó Machado e uma música de sua autoria, este trabalho demonstra maestria tanto nas composições como nos arranjos. Rubem Farias, neste que é seu primeiro trabalho solo, escreveu dez faixas das onze que compõem o restante do disco. Reuniu um grande time na gravação e propõe músicas muito distintas uma da outra. O CD passeia pelo jazz, balada, samba, funk e muito mais. Este álbum possui somente uma música com letra sendo o restante instrumental e com belíssimos solos onde a improvisação é muito presente.

Rodrigo Digão Braz

Rodrigo Digão Braz

Título: Carvão
Faixas: 12
Ano: 2015
Comentário: Harmonias sofisticadas, rítmicas e texturas díspares e arranjos ousados permeiam o disco todo deste baterista que sabe bem o que faz. Rodrigo Digão Braz, que assina a maioria das composiçães neste que é o seu primeiro trabalho solo impressiona devido à riqueza de detalhes. "Carvão" começa e termina com um cortejo que rodeia músicas tanto em trio onde Digão atua juntamente com Salomão Soares no piano e Fi Maróstica no contrabaixo como outras que são acrescidas de participações de outros músicos como Michel Leme, Nene e outros mais.

Rodrigo Chenta & Ivan Barasnevicius Duo

Rodrigo Chenta & Ivan Barasnevicius Duo

Título: Standads?
Faixas: 2
Ano: 2017
Comentário: Segue um EP com duas faixas onde as guitarras acústicas brincam em temas famosos do gênero jazz. Usam uma abordagem nada tradicional e se destacam os acompanhamentos inusitados onde basicamente os músicos improvisam o tempo todo. É interessante a brincadeira que fazem ao misturar Herbie Hancock com Metallica em "Cantaloup Sandman", faixa de abertura. Em seguida vem "Saga of harrison crabfeathers" de Steve Kuhn com um arranjo bastante original. Não se deve esquecer das interações entre os guitarristas nestes standards nada standard.

Rodrigo Chenta & Ivan Barasnevicius Duo

Rodrigo Chenta & Ivan Barasnevicius Duo

Título: Volume III
Faixas: 8
Ano: 2017
Comentário: Em "Volume III" que é o terceiro CD deste duo se ouvem timbres de guitarra mais encorpados. Aqui as músicas são muito contrastantes e atuam em estéticas variadas. Basta comparar "Blues em paralelo" com "Fluir no tempo". Eis um álbum que explora sonoridades e afinações alternativas. Vale mencionar as três suítes com seus devidos movimentos que analogicamente parecem contar uma história com sons. Não se deve esquecer os diversos momentos separados para a improvisação musical nas guitarras acústicas e o curioso quarto movimento da "Suíte do espelho".

Rodrigo Chenta & Ivan Barasnevicius Duo

Rodrigo Chenta & Ivan Barasnevicius Duo

Título: Antítese
Faixas: 10
Ano: 2016
Comentário: Neste segundo CD é facilmente perceptível o alto nível nas composições e arranjos musicais. Ouvem-se solos improvisados e que produzem climas muito interessantes. É um álbum que explora o conceito de Antítese com linguagens díspares como o diálogo entre jogos de improvisação e melodias em canções com influência mineira. Outro destaque é a grande diferença do timbre das guitarras acústicas, já que duos do tipo tendem a soarem sempre iguais. Várias composições são difíceis de enquadrar em algum gênero, pois fogem do tradicional formato standard.

Rodrigo Chenta & Ivan Barasnevicius Duo

Rodrigo Chenta & Ivan Barasnevicius Duo

Título: Novos Caminhos
Faixas: 12
Ano: 2015
Comentário: Este é o primeiro álbum deste duo de guitarras acústicas e já causa bons arrepios em quem gosta de harmonias sofisticadas, rítmicas ousadas e timbres bastante diferenciados. Ao ouvir este trabalho se tem a impressão de estar na mesma sala onde foi gravado. Consta de composições autorais divididas entre Chenta e Barasnevicius que assinam juntamente os arranjos. Algumas, dificilmente se enquadram em gêneros musicais conhecidos e outras já caminham pela bossa nova, balada, funk, jazz, etc. Os solos improvisados demonstram muita interação musical.

Rodrigo Chenta

Rodrigo Chenta

Título: Concepção
Faixas: 2
Ano: 2016
Comentário: Este é o primeiro EP de Rodrigo Chenta e consta de duas composições próprias. "Concepção" sendo uma peça para guitarra acústica solo e "Suite for Schafer" que possui 6 movimentos onde a guitarra interage com os textos narrados por Roberto Agnelli. As palavras foram retiradas de três livros de Schafer e organizadas por assunto em cada parte da suite. Cada momento foi improvisado na guitarra e possui características peculiares como caos, susurro, confusão, ritmo, etc. Segue um trabalho de música contemporânea onde a guitarra atua de maneira muito original.

Ricardo Vignini

Ricardo Vignini

Título: Na zoada do Arame
Faixas: 11
Ano: 2014
Comentário: Este é o primeiro CD solo de Ricardo Vignini e contém músicas instrumentais que abordam uma dialética de gêneros regionais brasileiros com o blues dos EUA. Neste CD Vignini toca instrumentos como viola caipira, dinâmica, elétrica, cabacítara, violão, etc. O repertório é todo autoral onde algumas composições foram escritas sozinho e outras em parcerias. Somente uma não pertence ao violeiro. "Na zoada do arame" possui gravações em sua maioria na formação de duo e com timbres muito interessantes em polca paraguaia, pagode de viola, valsa e outros mais.

Ricardo Carneiro

Ricardo Carneiro

Título: NY 7577
Faixas: 11
Ano: 2016
Comentário: Neste primeiro CD solo de Ricardo Carneiro e com produção de Chico Saraiva se ouve uma grande diversidade de timbres através dos violões parlor e o de cordas de nylon, viola dinâmica e machete. As composições são próprias com exceção de "Asa Branca", obra de Luiz Gonzaga e Humberto Teireira. A gravação além de nítida e muito clara privilegiou os detalhes e merecem destaque os harmônicos dos instrumentos captados. As músicas são uma mistura de climas sentimentais que interagem com outros mais alegres. A sonoridade tem influência do folk, blues, rock e baladas.

Ricardo Baldacci Trio

Ricardo Baldacci Trio

Título: Tain't what you do, it's the way that you do it
Faixas: 15
Ano: 2013
Comentário: Ricardo Baldacci na guitarra e voz conhece muito bem a linguagem musical que usa. O CD possui músicas vocais em sua maioria e algumas instrumentais tanto nos gêneros balada, swing, blues e swing jazz em sua maioria. É acompanhado por Hércules Gomes no piano e Ricardo Ramos no contrabaixo acústico. Os improvisos são concisos, objetivos e a produção teve Bill Moss e Jim Czak na mixagem e masterização, ambos profundos conhecedores do estilo gravado. Das composições, três são de Baldacci e as demais são interpretações de clássicos do jazz.

Ricardo Baldacci

Ricardo Baldacci

Título: Brothers in swing
Faixas: 17
Ano: 2015
Comentário: Este é o segundo álbum de Ricardo Baldacci sendo um tributo aos músicos da família Pizzarelli. Teve a participação de Martin Pizzarelli no contrabaixo, Bucky Pizzarelli na guitarra e Konrad Paszkuzdi no piano. Ouve-se swing jazz de grande qualidade com belos timbres. Baldacci com sua voz bastante típica dos standards e das canções antigas do jazz tradicional norte americano agracia quem ouve o CD "Brothers in swing". Com arranjos interessantes e faixas com formações instrumentais variadas, este trabalho mostra tanto músicas instrumentais como com voz.

Raphael Ferreira

Raphael Ferreira

Título: Ultrama
Faixas: 8
Ano: 2011
Comentário: "Ultramar" é o primeiro disco autoral do saxofonista Raphael Ferreira que foi acompanhado por músicos como Fábio Leal, Felipe Silveira, Sidiel Vieira e Sérgio Machado. O CD possui músicas que demonstram uma grande riqueza de detalhes e que abordam diversos climas contrastantes. Ferreira mostra arranjos elaborados com maestria e recheados de momentos com solos improvisados. É interessante a conversa nos graves entre contrabaixo e piano em algumas músicas. Vale destacar o improviso coletivo de guitarra e saxofone na composição "Ciprestes".

Total de CDs: 118.

Decrescente

Crescente

Página 1 de 4