CDS RECOMENDADOS

Aqui é possível verificar as recomendações de CDs tanto de música vocal como instrumental. Não são reviews e sim pequenas recomendações de artístas nacionais e internacionais que produzem música original e de grande qualidade.


Total de CDs: 118.

Decrescente

Crescente

Christiano Rocha

Christiano Rocha

Título: Ritmismo
Faixas: 14
Ano: 2007
Comentário: Neste CD o baterista Christiano Rocha é acompanhado por um grande time de bons músicos que contribuíram para o resultado final deste trabalho. "Ritmismo" é um disco com obras de vários autores incluindo o próprio Christiano e que aborda gêneros variados em seu repertório como jazz, samba, rock, fusion, balada, etc. A gravação é bastante limpa e com ótima qualidade. As músicas são muito diferentes uma da outra, proporcionando assim, uma não monotonia. Vale destacar "Baião de três", uma faixa solo onde a bateria reina e agracia quem a escuta.

Consertão

Consertão

Título: Consertão
Faixas: 13
Ano: 1982
Comentário: Este álbum é bastante peculiar em sua instrumentação, pois reúne de maneira interessante o encontro do cravo com a viola caipira, a sonoridade nordestina com a jazzística, o caráter regional com o erudito, etc. O quarteto é formado pelos músicos Elomar, Paulo Moura, Artur Moreira Lima e Heraldo do Monte. A maioria das composições são de Elomar e as demais de outros como Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Waldir Azevedo, etc. Neste trabalho é possível escutar o encontro do tradicional com o contemporâneo além dos acompanhamentos únicos que entrelaçam os versos cantados.

Conversa Ribeira

Conversa Ribeira

Título: Águas memórias
Faixas: 14
Ano: 2012
Comentário: Segundo CD do trio e com uma grande variedade de releituras do repertório brasileiro regional. É fácil perceber a elgância na execução das músicas com excelente qualidade de gravação. Aqui se ouve uma abordagem que enriquece, de fato, as obras com arranjos peculiares dos três envolvidos. Conversa Ribeira mostra neste álbum um estilo muito próprio de tocar. "Águas memórias" possui diversos momentos que constrastam entre si onde situações mais reflexivas e tristes dialogam com outras mais alegres neste interessante álbum.

Conversa Ribeira

Conversa Ribeira

Título: Conversa Ribeira
Faixas: 13
Ano: 2007
Comentário: Grupo formado por Andrea dos Guimarães na voz, João Paulo Amaral na voz e viola caipira e Daniel Muller no piano e acordeom. Neste que é o primeiro CD do trio é possível ver o alto nível de execução das músicas que são arranjadas pelos próprios integrantes. A maioria das composições são releituras de clássicos da música caipira brasileira e que promovem o encontro do tradicional com abordagens contemporâneas em relação à harmonia, improvisações e interpretações. Eis um trio com personalidade de sobra e conhecimento musical bastante solido do que faz.

Daniel de Paula

Daniel de Paula

Título: Daniel de Paula e a Irmandade
Faixas: 8
Ano: 2015
Comentário: Eis um fascinante disco de modern jazz de altíssima qualidade musical. Consta de um sexteto de peso onde Daniel de Paula atua como compositor de todas a faixas deste álbum. A irmandade, título deste trabalho e da banda, demonstra maturidade em composições com estruturas formais bastante trabalhadas e arranjos que produzem interesse ao proporcionarem muitas mudanças de climas e texturas nas composições. Com exceção da última, todas as músicas são instrumentais, com belos solos improvisados e bastante diversas em suas propostas.

Daniel Guimarães

Daniel Guimarães

Título: Ensimesmado
Faixas: 10
Ano: 2014
Comentário: Eis um álbum repleto de música brasileira de qualidade com gêneros que passeiam desde a bossa nova e frevo até as canções mineiras onde o violonista Guimarães atua na composição de músicas bastante melodiosas. Todas elas são instrumentais com exceção de "Ao que virá" que possui uma letra. O repertório todo explora muitas mudanças de formação instrumental o que contribui para criar interesse no ouvinte. "Ensimesmado" é um trabalho que explora em suas músicas a ideia do sentimental, muito presente em faixas como "Revoada" e "Vida e despedida".

Duo quase acústico

Duo quase acústico

Título: Alvorada
Faixas: 9
Ano: 2000
Comentário: Este é o primeiro trabalho gravado do duo e pode-se ouvir a grande musicalidade expresa nas composições, solos e interpretações. As músicas são autorais (Renato Santoro e Eder Sandoli) com exceção do arranjo de "Lamentos" e "Vou vivendo" ambas de Pixinguinha. Como o nome já sugere, os músicos misturam timbres elétricos e acústicos nos instrumentos violão com cordas de aço e nylon, guitarra e craviola. Características como harmonias trabalhadas e melodias líricas compreendem esta gravação que aborda gêneros da música brasileira em seu repertório.

Emanuel Hilgenberg

Emanuel Hilgenberg

Título: Multiverso
Faixas: 7
Ano: 2015
Comentário: Multiverso é o CD de estreia do guitarrista Emanuel Hilgenberg que assinou os arranjos deste trabalho. Todas as belas composições são de Marcelo Hilgenberg que também tocou violão em algumas músicas. Trata-se de uma mistura de jazz com ritmos brasileiros onde se pode perceber uma fusão que foi bastante equilibrada. Basta ouvir as músicas "Multiverso" e "Aleantilado" para verificar as possibilidades exploradas. Músicas interessantes, diversificadas e interpretadas por um time de músicos que contribuíram efetivamente bem para o resultado final deste trabalho.

Ericsson Castro & Andrea Paz Duo

Ericsson Castro & Andrea Paz Duo

Título: Musica ficta
Faixas: 4
Ano: 2015
Comentário: Este é o primeiro CD deste duo. Aqui a liberdade reina através dos violões de Ericsson Casto e Andrea Paz. "Música ficta" é uma homenagem à liberdade como escrito no encarte. A improvisação aqui é bastante espontânea e os instrumentos foram utilizados tanto de maneira convencional como também com esperimentações percussivas como na música "Improviso IV (O jardim dos caminhos que se bifurcam)". Eis um trabalho bastante original e inusitado. As formas são abertas e neste ábum o difícil é não se surpreender com o inesperado nestas interessantes performances.

Fábio Leal

Fábio Leal

Título: Quarteto
Faixas: 9
Ano: 2009
Comentário: Primeiro álbum do Fábio Leal Quarteto contando com Fi Maróstica no contrabaixo, Paulo Almeida na bateria e André Grella no piano. Ouve-se música brasileira de altíssima qualidade, refinamento e que caminha pelo samba, maracatu, balada, baião e outros mais. Vale destacar o belo arranjo de "Giant Steps" de John Coltrane e "Samba Universal" de Leal que assumi a autoria da maioria das composições e demonstra grande versatilidade junto com um estilo muito original na guitarra. As músicas possuem belos solos improvisados com classe, elegância e técnica.

Total de CDs: 118.

Decrescente

Crescente

Página 3 de 12